(21) 3908-5929            98354-6020

Controle de RATOS

Responsáveis por uma série de prejuízos à agricultura, à pecuária e à saúde humana, os ratos urbanos são considerados sem dúvida, uma das mais importantes pragas ao longo da história. Rato é o nome geral dos mamíferos roedores da família Muridae. É a maior família de mamíferos existente na atualidade. Os elementos necessários para sustentar uma população de ratos são: alimento, água e abrigo. Todos eles são encontrados com facilidade nos grandes centros urbanos.

 

O alimento pode ser encontrado no lixo ou em locais de estocagem. A água pode ser obtida de forma livre ou retirada do próprio alimento úmido e os abrigos são abundantes, podendo ocorrer em jardins, montes de entulhos, barrancos de rios e canais, espaços entre paredes, vãos de mobiliários, forros, entre gêneros alimentícios, etc.

 

As ratazanas representam os roedores urbanos mais conhecidos. Têm hábitos noturnos, são sedentários e apresentam comportamento agressivo quando acuados. Normalmente vivem nas áreas externas das edificações. No interior das residências, abrigam-se entre pisos e paredes, nos espaços mortos de armários, porões, etc. Possuem hábitos semi-aquáticos e são excelentes nadadoras. Alimentam-se preferencialmente de peixes, carnes e cereais e dificilmente ficam abrigadas em locais com distância superior a 45m da fonte de alimento.

 

Os ratos de telhado ainda preservam seus instintos silvestres, tendo preferência pela construção de abrigos nas partes altas das edificações, e, por esta razão, são também conhecidos como ratos de forro. São esbeltos e possuem locomoção rápida, segura e equilibrada por fios elétricos e de telefonia, associando-os aos ramos do arvoredo do seu ambiente original. Seus ninhos são menos expostos e de difícil visualização. São onívoros, preferindo frutas, legumes e cereais. Dificilmente abrigam-se em locais com distância superior a 40m da fonte de alimento.

 

Os camundongos são essencialmente domésticos, buscando no interior dos fogões, armários, sofás e outras peças do mobiliário humano ( local ideal para abrigo e construção de seus ninhos). Como os demais roedores urbanos, são onívoros e têm preferência alimentar por cereais e substâncias adocicadas.

 

O maior problema dos ratos para a Saúde Pública está vinculado às conhecidas doenças transmitidas ao homem, destacando-se: leptospirose, salmonelose, hantavírus, peste, sarna, micoses além de ser hospedeiro para outras doenças.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Combate e Controle

 

PPE (Ponto Permanente de Envenenamento) - Garante um controle eficaz e seguro no controle de roedores. Feito a identificação do roedor, selecionamos a melhor isca atrativa. A técnica a ser utilizada dependerá do ambiente e atividade do cliente. Sempre optando pelo mais seguro.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

>> Iscas parafinadas;

 

>> Iscas granuladas;

 

>> Mix e pré-mix

 

>> Pó químico;

 

>> Armadilhas diversas

 

>> Iscas dose única

 

Isca Parafinada - Ideal para locais externos (ralos, jardins, etc.). Tem um gosto extremamente amargo, e é de difícil ingestão para o ser humano, mas para os ratos possui um forte atrativo hormonal que é fatal, levando-os a morte por hemorragia interna.

 

Isca Granulada - Tem a mesma finalidade da parafinada, porém deve ser usada em locais internos (forros, telhados, garagens, etc.). Mata o rato também por hemorragia interna.

 

Pó químico - Apesar dos ratos viverem também em esgotos eles são mamíferos muito limpos, sempre estão se "lambendo". Nosso produto em pó é aplicado nas tocas onde os ratos circulam e se "encostam". Quando o rato se lambe ele entra em

 

Iscas cereais - Mistura de fortes atrativos com produtos diversos. Efeito rápido e limpo.

 

PPI (Ponto Permanente de Isca) - Porta iscas de material plástico resistente, fixado com parafusos junto ao piso, e são abertos com chave especial que ficam de posse da PEST CONTROL. Servem para proteger as iscas de intempéries e animais domésticos.

 

Todo o produto utilizado pela PEST CONTROL contém uma substância amarga para prevenir a ingestão acidental por seres humanos.

 

Cada rato consome por dia 10% de seu peso. O perigo porém é maior se levarmos em conta a contaminação dos alimentos por urina e fezes.

 

A presença de ratos pode também acarretar acidentes, devido aos danos causados em fios, cabos de máquinas e instalações elétricas. A presença de ruídos e chiados em ligações telefônicas se deve muitas vezes aos ratos. Os ratos têm a necessidade de roer para gastar os dentes que crescem 3 mm por semana.

 

Os ratos são responsáveis pela transmissão de cerca de 200 doenças, onde se destaca a leptospirose. Os ratos urinam várias vezes ao dia e em pequenas quantidades (mais ou menos 40 vezes). Cada 10 ratos urinam 40 vezes ao dia, sendo multiplicado por 365 dias, igual a 146.000 focos.

 

Controle e Prevenção:

 

É vital para o controle de roedores que sejam seguidas todas as etapas do Controle Integrado de Pragas, associadas ao saneamento e higienização da área para evitar fatores de favorecimento à praga. Com essa base de controle, podemos seguir os seguintes passos:

 

>> Auditoria para identificação dos pontos problemáticos;

 

>> Conhecermos as proximidades do estabelecimento como um todo, pois na maioria das vezes, há fatores de riscos que dão indícios das invasões por ratos, sejam elas constantes ou intermitentes.

 

>> Devemos lembrar que os ratos são animais de hábitos sociais, isto quer dizer que dificilmente andam sozinhos. Quando se imagina ter apenas um rato num determinado local, pode haver um comboio de ratos, ou seja, uma colônia de alguns ratos bem astutos que nos driblam diante das suas habilidades e perspicácias.

 

>> Identificação da espécie;

 

>> Saneamento da área;

 

>> Instalação de bloqueios mecânicos;

 

>> Eliminação das fontes alternativas de alimentos;

 

>> Colocação de armadilhas na área interna, vias de trânsito e acesso;

 

>> Colocação de iscas raticidas nas áreas externas e tocas;

 

>> Monitoração constante para evitar re-infestações;

 

>> Verificar presença de pulgas e, em caso positivo promover o tratamento.

 

FALE CONOSCO

(21) 3908-5929

contato@pestcontrolrj.com.br

Deixe sua Mensagem

CERTIFICADOS

© Copyright 2016 PESTCONTROL - Todo os Direitos Reservados