(21) 3908-5929            98354-6020

Controle de Moscas

A mosca doméstica tem cerca de 7 a 9 mm de comprimento, apresenta cor acinzentada não metálica e 4 faixas escuras longitudinais no tórax e abdômen desenhado por manchas características.

 

O aparelho bucal da mosca é do tipo lambedor-sugador e tem um par de palpos labiais, seus olhos compostos (4.000 facetas hexagonais) ocupam a maior parte da cabeça, sendo internamente afastados entre si nas fêmeas e internamente próximos nos machos.

 

Vale lembrar que a visão da mosca é abrangente, mas não nítida. A imagem é percebida como um complexo mosaico.

 

As moscas fêmeas adultas são fecundadas pelos machos um ou dois dias após o seu nascimento. No dia seguinte à cópula, desovam em matéria orgânica em decomposição, quente e úmida e exposta à luz, cujos gases liberados apresentam um odor atrativo para as mesmas. São orientadas para o local de postura através dos órgãos olfativos situados nas antenas.

 

Cada postura apresenta de cem a cento e cinqüenta ovos. Os ovos são fusiformes, pequenos e brancos, depositados em grupos. As moscas realizam cinco a seis posturas por vida adulta. Quando os ovos eclodem, surgem as larvas, que passam por três estágios de desenvolvimento. As larvas são ápodes e vermiformes.

 

As larvas mais jovens são encontradas na porção mais profunda do meio de criação, enquanto as maiores acham-se próximas à superfície mais seca do substrato.

 

A larva de 3º estágio se contrai e escurece sua pele, formando uma cápsula imóvel chamada pupário, no interior da qual se encontra a pupa.

 

A mosca adulta, completamente formada, rompe o pupário, fechando, o ciclo, que dura de 10 a 12 dias, dependendo das condições climáticas.

 

As moscas exploram seu ambiente, movimentando-se intensamente. São atraídas e orientadas pelo odor e pela umidade, através dos órgãos gustativos situados nas pernas e através da probóscida ou tromba. O alimento líquido é sugado, enquanto o alimento sólido é umedecido através de minúsculos dentes situados na probóscida.

 

As moscas domésticas podem sobreviver por um longo período, tendo como dieta alimentar única, uma fonte de carboidrato como o açúcar. No entanto, as fêmeas requerem uma fonte de proteína, geralmente encontrada no leite, para maturação dos ovos.

 

As moscas são insetos de atividade diurna, podendo repousar dentro ou fora das edificações, dependendo da temperatura. Repousam em superfícies longas e estreitas, em vegetação, normalmente acima de 2 metros no nível do chão, em locais protegidos de vento.

 

Voam a uma velocidade de 6 a 8 Km/h, tendo um raio de ação de 100 a 500 m do criadouro. A dispersão pode ser intermediada pelos meios de transporte, sendo introduzidas em países e continentes novos como espécies exóticas.

 

Combate e controle

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Inspeção é o primeiro passo, nesta deve-se avaliar o grau, tipo e local de infestação.

 

Após a inspeção, começar a aplicação de iscas atrativas (possuem atrativos hormonais que são irresistíveis para a mosca) tanto na parte interna como na parte externa.

 

As iscas luminosas são muito utilizadas, por chamarem a atenção dos insetos.

 

É importante ressaltar que o ciclo de vida dos voadores é muito rápido e externo, por tanto o controle é mais difícil.

 

FALE CONOSCO

(21) 3908-5929

contato@pestcontrolrj.com.br

Deixe sua Mensagem

CERTIFICADOS

© Copyright 2016 PESTCONTROL - Todo os Direitos Reservados