(21) 3908-5929            98354-6020

Controle de Formigas

As formigas são insetos que vivem em colônias com formidável organização social. Cada colônia age como se fosse um organismo só, onde cada formiga cumpre deveres definidos conforme funções e/ou evolução. Existem mais de 10.000 espécies de formigas, mais apenas 1% tornaram-se pragas ao competirem com o ser humano nas lavouras ou invadindo suas residências.

 

As espécies de formigas que invadem as residências, o fazem à procura de abrigo e alimentos.

 

Principais espécies de Formigas Urbanas

 

Tapinoma melanocephalum:

 

Também chamada de formiga fantasma a Tapinoma melanocephalum é comumente encontrada em árvores doentes, madeiras em decomposição e tendo como principal característica o hábito de se movimentar em fileiras perfeitas, preferencialmente infestando alimento rico em açúcar.

 

Camponotus spp:

 

É também conhecida como formiga carpinteira, fazem o ninho em cavidades do solo, em árvores vivas ou mortas, batentes de janela, portas, assoalhos e podem infestar aparelhos eletrônicos. Preferem substâncias adocicadas, mas podem alimentar-se até de pedaços de carne e ovos. Saem em vôo nupcial. Podem apresentar operárias de vários tamanhos; colorido do amarelo ao preto; produzem som ao movimentar-se dentro da madeira.

 

Wasmannia auropunctata:

 

Também conhecida como a pequena formiga do fogo é caracterizada pelo seu pequeno tamanho (em media 1.5mm) e pela sua cor castanho-dourado. Mas são também conhecidas pela sua dolorosa picada desproporcional ao seu tamanho. Estas são o tipo de formiga que ninguém gostaria de ter por perto.

 

Linephithema humile:

 

Chamada de formiga Argentina, quando ocorrem em edifícios sua população pode aumentar muito e é comum ver rainhas na trilha do forrageio. Não apresenta vôo nupcial. Fazem ninhos perto das fontes de água e de alimento, como pias, vasos de plantas e encanamentos e expulsam outras espécies do seu território. As operárias são do mesmo tamanho e sua cor varia do marrom claro ao marrom escura e apresentam um nó na cintura.

 

Ciclo de vida das Formigas

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Cada colônia é constituída por três formas distintas: rainhas, machos e operárias. As rainhas são maiores que os demais indivíduos da colônia e são aladas; em algumas espécies podem viver vários anos. Os machos também são alados e consideravelmente menores que as rainhas. Tem vida curta e morrem após o acasalamento. As operárias são fêmeas estéreis, não possuem asas e constituem a grande maioria de indivíduos da colônia. Machos e rainhas são produzidos na colônia em grande número, geralmente na primavera, quando saem dos ninhos e realizam o vôo nupcial. Logo após o acasalamento, o macho morre e a rainha inicia uma nova colônia ou retorna a uma já estabelecida. Ela elimina suas asas após o vôo, encontra um local para construir o ninho e colocar os ovos. Esta primeira cria é alimentada pela rainha e é formada exclusivamente por operárias, que são sempre estéreis. Depois que as operárias surgem, passam a realizar todo o trabalho da colônia: construção e defesa do ninho, cuidado com a prole, coleta de alimento, entre outros. A partir daí, a função da rainha passa a ser unicamente a postura de ovos.

 

Medidas Preventivas

 

Deixar os locais limpos de restos de alimentos, especialmente doces; Vedar muito bem potes de alimentos;

 

Colocar açúcar em pote hermeticamente fechado;

 

Quando houver formigas, seguir a trilha e tampar o orifício por onde elas entram e saem, com massa, principalmente na junção de azulejos, batentes e quaisquer frestas;

 

Combate e Controle

 

 

 

Inspeção é o primeiro passo, nesta deve-se avaliar o grau, tipo e local de infestação.

 

Após a inspeção, começar a aplicação pela pulverização nas possíveis áreas de infestação dessa praga.

 

Pode-se aplicar o produto líquido com a atomizadora, dependendo do grau de infestação. Essa aplicação visa a atingir partes que na pulverização normal não atinge.

 

Aplicar pó seco nos olheiros (buracos), a fim de atingir todo ninho, porem não é toda vez que dá para identificar esses olheiros.

 

Colocação de iscas granuladas para formigas.

 

Aplicação do Gel nas trilhas das formigas ou nos locais onde se observe maior atividade destes insetos.

 

 

FALE CONOSCO

(21) 3908-5929

contato@pestcontrolrj.com.br

Deixe sua Mensagem

CERTIFICADOS

© Copyright 2016 PESTCONTROL - Todo os Direitos Reservados